Somos fãs de trabalhos manuais e do impacto positivo que eles trazem às crianças, por isso, hoje quisemos trazer-te um tema que te pode ser bastante útil seja para fazeres em casa ou em âmbito escolar. Bora falar mais sobre atividades sensoriais?
O que são?
As atividades sensoriais são aquelas que estimulam o sentido das crianças. Ou seja, a audição, visão, tato, paladar e olfato.
Elas são “brincadeiras” que têm o objetivo despertar o interesse das crianças em descobrir coisas novas como formas, sons, cores, habilidades, etc., de forma a estimular a sua curiosidade também.
Benefícios
Como já dissemos em cima, elas são atividades bastante importantes para o desenvolvimento das crianças desde o seu nascimento até aos cinco anos. Porque para além de divertidas e interessantes, elas vão incentivar a parte da exploração e investigação.
As atividades sensoriais vão ajudar as crianças a se desenvolverem linguística, cognitiva, social e emocionalmente, e isso traz imensos benefícios para os mais novos, tais como:
- Ajuda a construir conexões nervosas no cérebro;
- Incentiva o desenvolvimento das habilidades motoras;
- Atua no desenvolvimento da linguagem;
- Incentiva a solução de problemas;
- Dependendo das atividades, podem criar uma boa ligação entre crianças;
Tipos de Atividades Sensoriais
Existem várias atividades que podes fazer em casa, na escola, e noutros locais que podem contribuir para o desenvolvimento dos mais novos e que são super fáceis de fazer. Vamos deixar-te algumas ideias do que fazer e como.
Jogo – Encontra as Diferenças
Este é um dos clássicos. Basta pores duas imagens iguais lado a lado e acrescentares algumas diferenças numa delas. Depois, dá-lhe algum tempo para que ela as encontre e mais importante que isso, tenta que ele o faça sem ajudas, vai só dando algumas dicas quando for necessário.
Caixinha Sensorial
Ótima para o desenvolvimento do tato e da visão e é super fácil de se fazer.
Arranja uma caixa e decora-a de maneira atrativa, com bastantes cores e brilho e dentro, coloca materiais com várias texturas. E nós temos os materiais perfeitos para isso: Washi Tape!
Decora o exterior da tua caixa com as fitas adesivas mais coloridas e divertidas que encontrares. Existe uma variedade imensa de padrões e cores que podes utilizar e para aplicar? É super fácil, basta rasgares pedacinhos de Washi e ires colando na tua caixa. Já para o interior podes colocar diferentes texturas como algodão, areia, terra, pedrinhas, gel, tudo o que quiseres, que não prejudique a segurança da criança, claro!
Colorir
Colorir é uma ótima atividade para as crianças, por causa das cores e dos vários tipos de materiais que podem utilizar. Para além de ser visualmente atrativo, também ajuda a desenvolver o tato.
Mas sabias que também podes colorir de várias maneiras diferentes? Deixamos-te aqui uma ideia super divertida que podes recriar:
Apenas com pequenos recortes de washitape consegues colorir qualquer desenho. É super fácil, não põe a segurança da criança em risco e é uma ótima atividade sensorial que de certeza que os mais pequenos vão amar!
Garrafas Sensoriais
Na mesma onda da caixa sensorial, temos a garrafa sensorial. É uma atividade mais relacionada com a audição porque consiste em enchermos uma garrafa vazia com materiais como pedras, feijões crus, sementes, líquidos, glitter, e tudo o que quisermos acrescentar.
Ao movimentar a garrafa ela vai fazer determinados barulhos que vão estimular a audição dos mais novos.
Contacto com a Natureza
A natureza pode trazer imensos estímulos para as crianças. Por exemplo, num parque consegues estimular o olfato, com o cheiro das flores, o tato através dos pés na relva e o vento na cara, o barulho dos pássaros estimula a audição, a visão ao ver tudo o que se passa ao seu redor.
Por isso, se não tiveres muita criatividade para trabalhos manuais, ou não tens muito tempo para os fazer, as vezes o mais simples pode ser a melhor opção. Num só espaço, consegues trabalhar de diversas formas.
Aprende as cores
Quem não gosta de uma atividade cheia de cor? Pois é, para estimular e trabalhar a visão, são bastante importantes, já para não falar que também começam a aprender o nome das cores.
Nas nossas redes sociais partilhamos uma ideia bastante criativa de como podes aprender as cores. Nós simplificamos mas podes trocar as cores de sitio, para trabalhar ainda mais o cérebro das crianças, e podes ainda adicionar algodão às nuvens para eles terem uma textura diferente onde tocar.
Ouvir música
Pôr as crianças a ouvir música vai ajuda-las a identificar sons de instrumentos, ou então a aprender tempos musicais e ritmos, é perfeito para o seu desenvolvimento auditivo!
Salada de Frutas
Pois é, uma coisa super básica, fácil e saudável de fazer pode ser uma ótima atividade multissensorial! Faz uma salada de frutas e vê a magia acontecer. A fruta é ótimo porque podem provar e treinar o paladar, pelo cheiro delas treinam o olfato, o som de cada mordida trabalha a audição e claro, as texturas de cada fruta vão estimular o tato dos mais novinhos!
Atividades Sensoriais
Ou seja, brincadeiras simples, fáceis e práticas de se fazer, mas que são ótimas para o desenvolvimento das crianças e para além disso, acabam por criar uma uma conexão incrível entre pais/filhos, educadores/crianças.
Se gostaste das nossas dicas, segue-nos nas nossas redes sociais para não perderes nada!
Instagram – @mt_masking_tape_pt
Youtube – @washitapeportugal
Até ao próximo artigo, Criativo!